segunda-feira, 25 de agosto de 2014

THE HAND OF DEATH (A LÂMINA FATAL, 1976)


Dir : John Woo
Cast : Dorian Tan Tao-Liang, Sammo Hung, James Tien, Jackie Chan, John Woo, Yeung Wai, Wilson Tong

Capa do VHS nacional
Um filme em que Jackie Chan atua ao lado de Sammo Hung e dirigido por John Woo. A parceria dos sonhos?


Outra capa de VHS nacional
Se essa colaboração tivesse rolado em meados da década de 80/90 a resposta seria sim, e o filme resultante seria uma obra-prima em potencial, mas estamos falando de um filme produzido em 1975/76, onde os acima citados grandes nomes do cinema de Hong Kong ainda não tinham mostrado a que vieram.

Wilson Tong
Sammo Hung – ou Hung Ching Pao, seu nome em mandarim, como aparece nos créditos – já era o principal coordenador de dublês da Golden Harvest, e apesar de anteriormente já ter atuado em alguns clássicos com Angela Mao (como Lady Whirlwind e Hapkido, ambos dirigidos por Huang Feng, um diretor que merece ter sua obra dissecada nesse blog) ainda não era um nome conhecido do grande público.


Jackie Chan – na época usando o pseudônimo Chan Yuen Lung – ainda era um simples dublê no meio de tantos outros, e que só conseguiu um papel de mais destaque nesse filme por influência de Sammo. Já Wu Yu Sheng (o nome internacional “John Woo” seria adotado posteriormente) era mais conhecido no meio como ex-diretor-assistente do lendário Chang Cheh.


O astro do filme na verdade é Tan Tao-Liang, mestre coreano de taekwondo, descendente de taiwaneses, conhecido como um dos primeiros grandes chutadores do cinema de Hong Kong e mestre na vida real de outro grande chutador, John Liu.


Mestre Tan Tao-Liang
Liang é Yun Fei, um discípulo de Shaolin cuja missão é escoltar um mensageiro (John Woo) até o outro lado do rio pra entregar um importante documento aos rebeldes, e matar Shih Shao-feng (James Tien), um renegado que está eliminando todos os discípulos de Shaolin em favor dos Manchus. Inicialmente Yun Fei tenta enfrentar Shih Shao-feng sozinho, mas depois de quase ser morto, se junta a outros rebeldes (entre ele, Jackie Chan) e treina exaustivamente pra conseguir derrotar Shih Shao-feng e escoltar o mensageiro são e salvo até seu destino.


John Woo já citou em várias entrevistas a grande influência de Chang Cheh em seus filmes, e isso é bem evidente em A Lâmina Fatal, já que esse roteiro manjado é tematicamente muito similar ao famoso “Ciclo Shaolin” que Cheh dirigiu na época (basicamente patriotas Ming que viram lutadores Shaolin e combatem a opressão dos Manchus depois da destruição do Templo Shaolin, vide O Templo de Shaolin, Vingadores de Shaolin, 2 Heróis, 5 Mestres De Shaolin, etc).


A ausência de personagens femininas na estória e o grande companheirismo entre os heróis, que não hesitam em se sacrificar uns pelos outros, também são as principais características que Woo herdou de Cheh não só nesse mas em todos os seus principais filmes. A propósito, na cena em que Tan Tao Liang e Jackie Chan se conhecem, eles trocam um sorrisinho meio suspeito, bem à lá Brokeback Mountain. Mas deixa esse detalhe pra lá…



Certamente a grande maioria das pessoas que assistiram A Lâmina Fatal foi por causa de Jackie Chan ou John Woo. E certamente a decepção foi grande pois esse filme não dá nenhuma pista de que eles seriam no futuro os grandes ícones que definiriam, cada um à sua maneira, novos padrões pros filmes de ação de Hong Kong.



A dramaticidade e a intensidade que costumamos ver nos filmes posteriores de Woo é quase caricata nesse filme, em parte culpa dos atores. Jackie Chan, por exemplo, chega a causar constrangimento na cena em que tem que expressar ódio ao relatar o assassinato do irmão a Tan Tao Liang. O fato dele na época ainda não ter feito aquela cirurgia nas pálpebras para criar dobras (conhecida como cirurgia de “ocidentalização”) talvez justifique um pouco sua falta de expressividade.

Jackie Chan "revoltadíssimo"
Mas o pior ator do filme, acreditem se quiser, é o próprio diretor John Woo! Na seqüência final, ao ver seus guarda-costas se sacrificando um a um, ele precisaria expressar aflição e preocupação, mas parece estar achando graça com um sorrido mal disfarçado!!!!

John Woo
Falando em sorriso, um dos detalhes mais engraçados em A Lâmina Fatal é a gigantesca dentadura que Sammo usa em sua caracterização de chefe da guarda do vilão principal.

Sammo Hung
As lutas, coreografadas por Sammo, são irregulares. Algumas são muito boas, como a seqüência inicial do massacre no Templo Shaolin ou a luta de Jackie Chan contra os dois guarda-costas do vilão que mataram seu irmão, mas no geral os combates não têm nada de tão especial.


Nem os sensacionais chutes de Mestre Tan são explorados como deveriam. Quem quiser ver uns filmes realmente bons com mestre Tan, procure títulos como Tempo De Vingança (The Hot, The Cool & The Vicious), O Tesouro De Shaolin (Shaolin Deadly Kicks), Conexão Hong Kong (Tattoo Connection/Black Belt Jones 2) e principalmente The Leg Fighters.



Concluindo, A Lâmina Fatal não é exatamente um filme ruim. É apenas um filme comum da época, com direção, roteiro, atuação e lutas idem. Se não fosse pelos grandes nomes envolvidos nele, seria apenas mais um filme esquecido nas prateleiras dos colecionadores hardcore de filmes de kung fu. John Woo só conseguiria realizar um filme realmente relevante pro gênero em 1979, com a obra-prima Jugular Blindada (Last Hurrah For Chivalry).


Algumas curiosidades sobre o filme :

- Como muitos outros filmes da Golden Harvest, A Lâmina Fatal foi filmado na Coréia do Sul, em parceria com um estúdio coreano, International Movie Co. Metade da equipe era coreana e metade de Hong Kong.


- O papel de Jackie Chan inicialmente estava nas mãos de um ator coreano. Ele foi considerado velho demais pro papel e incapaz de realizar as cenas de lutas, por isso colocaram Jackie no lugar.

- A Lâmina Fatal foi lançado nos cinemas de Hong Kong em 15 julho de 1976 e ficou apenas 2 semanas em cartaz. Na Coréia foi lançado em 23 de agosto de 1975, quase 1 ano antes de Hong Kong, e numa versão extendida de 106 minutos! Quem falou que só os japoneses têm o luxo de terem versões com cenas a mais?

- Embora o papel de Jackie seja bem dramático como o filme todo, ele já demonstrava seu talento cômico numa cena em que ele vai entrar na cidade, leva um chute na bunda dos guardas do portão e faz uma careta simplesmente ridícula.


- A Lâmina Fatal é também a primeira vez onde os “3 irmãos” da Ópera de Pequim (Jackie, Sammo e Yuen Biao) aparecem no mesmo filme. No entanto, a participação de Yuen Biao não passa de alguns segundos. O trio conquistaria um sucesso estrondoso alguns anos depois em Projeto China (Project A) e na série Lucky Stars (Winners And Sinners, My Lucky Stars, Twinkle Twinkle Lucky Stars).
- Ao filmar uma das cenas de luta, Jackie bateu a cabeça e caiu desmaiado. John Woo entrou em pânico e foi logo chamar uma ambulância, achando que Jackie ia morrer. Ao voltar, Jackie já tinha acordado e queria repetir a cena. Dizem que até hoje John Woo se sente desconfortável ao assistir um filme de Jackie, pois ele sente que algo terrível pode acontecer no filme durante as cenas arriscadas!!

Capa do DVD nacional
- A Lâmina Fatal passou nos cinemas brasileiros com outro nome, A Vingança Dos Lutadores de Shao Lin. Segue abaixo uns scans de lobby cards do meu acervo pessoal.








Trailer do filme :

*Resenha publicada originalmente no blog coletivo O Dia Da Fúria.

Um comentário:

  1. boa, adoro curiosidades... pra ser completo so falto download do filme, mais entendo não querer se meter nesse ramo obscuro da pirataria, ótima sinopse do filme

    ResponderExcluir