quarta-feira, 20 de agosto de 2014

LACKEY AND THE LADY TIGER (1980)


Dir : Norman Law, Siao Lung
Cast : Mars, Tien Niu, Sek Kin, Hwang Jang Lee, Linda Lin Ying, Charlie Chan, Chiang Kam, To Siu-Ming

Dublê e coadjuvante bem frequente em filmes de Jackie Chan, Mars não tem nem de longe a aparência ou o carisma pra encarar um protagonista de respeito. Mas alguém do estúdio Seasonal Films achou que ele merecia uma chance e o resultado foi essa deliciosa comédia de kung fu, Lackey And The Lady Tiger.


Mars
Mars é um empregado de um restaurante que, como em qualquer filme de kung fu, é tratado pior do que um cachorro e sonha em aprender kung fu pra poder se defender.



Certo dia, depois da humilhação diária, ele conhece a entregadora de peixe (Tien Niu, irmã mais nova de Tanny Tien Ni, estrela da Shaw Brothers) que, como em qualquer filme de kung fu, ninguém desconfia ser uma garota só por estar usando roupas masculinas. E como em qualquer filme de kung fu, descobrem que ela é uma garota quando sem querer apalpam seus seios!



Seu nome é Helen, mas quando está vestida de homem quer ser chamada de Alan. Ao ser salvo por ela numa briga com bandidos, Mars pede pra que ela lhe ensine kung fu. Ela gosta da ideia e ensina-lhe a técnica da cobra e da garça. 



Mas o verdadeiro mestre na verdade é o avô dela (interpretado por Sek Kin, o renegado Han de Operação Dragão), o pescador especialista na técnica da vara de pesca. A técnica de pesca dele é bem peculiar : ele joga iscas na água e assim que os peixes sobem pra comer, ele os mata com uma paulada na cabeça!!!


         

Impressionado com a técnica, Mars pede que ele o ensine a técnica da vara pra poder ir à desforra com um mestre arrogante que o humilhou antes diante de toda a escola.


Até esse momento o enredo é inexistente. Depois de passar mais da metade do filme, finalmente aparece o vilão. Claro que é o bootmaster sul coreano Hwang Jang Lee, que interpreta um criminoso que sai da prisão depois de anos e pra se vingar vai ao encontro daquele que o prendeu anos antes : o avô de Helen!


Hwang Jang Lee
No final os dois inimigos se encontram e travam uma luta quase até a morte, quando Mars intervém e com a ajuda de Helen, salvam o avô.



O que mais salta aos olhos quando se assiste esse filme é a incrível semelhança com a obra-prima Punhos de Serpente (Snake In The Eagle's Shadow). Tá certo que esse filme foi produzido pelo mesmo estúdio, e quando um filme faz muito sucesso logo aparecem imitações, mas não precisavam se autoplagiar tanto assim! Pra mostrar que não estou exagerando, vou enumerar vários itens que provam minha afirmação :

- o protagonista é sempre espancado e humilhado no seu emprego.


- na academia onde ele quer aprender kung fu, ele serve de saco de pancadas, inclusive apanhando do mesmo gordinho folgado (Chiang Kam)


Chiang Kam
- Helen ajuda Mars a lutar contra uns capangas sem saber lutar, do mesmo jeito que Simon Yuen fez com Jackie Chan em Punhos de Serpente.



- depois de ter sido ajudado, Mars faz amizade com Helen e a leva pra casa pra almoçar.

- usa exatamente a mesma roupa de Jackie Chan.



- Mars luta contra Hwang Jang Lee sem saber quem ele é de verdade.



- ao perder a luta, ele pensa no que levou-o a ser derrotado e tem a ideia de uma nova técnica observando seu gato de estimação!!!!!



-na luta final, quando ele ataca Hwang com essa nova técnica, o som de gato é exatamente o mesmo!


Embora Lackey And The Lady Tiger seja inferior a Punhos de Serpente, jamais poderia afirmar que seja um filme chato. As coreografias são excelentes e o humor infantil não incomoda quem já está habituado às comédias de kung fu da época. 



O único ponto negativo mesmo é o protagonista. Não adianta, por mais habilidade física que Mars tenha sua falta de carisma é gritante! E ao contrário de Jackie Chan, sua cara de bobo só irrita ao invés de causar graça.



Por outro lado, Tien Niu está uma graça e é definitivamente o grande destaque do filme como a andrógina Helen/Alan. Obviamente nas cenas mais acrobáticas ela é dublada, mas nas cenas de luta onde aparece seu rosto ela se sai muito bem, embora não seja uma atriz que luta de verdade.


         

Infelizmente Lackey And The Lady Tiger é um filme raro que nunca teve um lançamento oficial em DVD. As versões que rolam por aí nas mãos de colecionadores são ripadas de VHS ou VCDs com qualidade bem pobre, como pode ser conferido nessas imagens.


Capa do VCD chinês
A versão dublada em inglês tem cores mais vivas mas pouco contraste. A versão em mandarim com legendas fixas em chinês e inglês tem mais contraste porém é ligeiramente mais escura e as legendas são cortadas nas bordas por ser fullscreen. E até onde sei, nunca foi lançado no Brasil nos cinemas e nem em VHS. Uma pena.

Pra quem entende inglês e quiser assistir no Youtube :



7 comentários:

  1. Otima escolha, Takeo! Desconhecia um filme estrelado por Mars como o principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Mars estrelou um outro filme, também muito bom, chamado Naughty Boys. Algum dia comento sobre ele. Vai bem na linha Jackie Chan dos anos 80.

      Excluir
  2. Eu já tinha parado pra pensar se o Mars já protagonizou um filme. Foi bom saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ainda não assistiu Naughty Boys, assista que tenho certeza que vai adorar! Procure o trailer. As cenas de ação são simplesmente fantásticas.

      Excluir
  3. Um filme completamente desconhecido por mim, parece ser divertido. Snake In The Eagle's Shadow é realmente espetacular, então qualquer hora dou uma chance neste aqui pra rir um bocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demmentia? Bom... Na verdade é o Ronald Perrone aqui. Hehe

      Excluir
    2. Fala, Ronnie! É divertido sim, principalmente pra quem já assistiu o Snake In The Eagle's Shadow ficar pescando as semelhanças.

      Excluir